Titãs recriam, e também destroem, a produção áurea da banda no molde de trio acústico | Blog do Mauro Ferreira

Titãs recriam, e também destroem, a produção áurea da banda no molde de trio acústico | Blog do Mauro Ferreira


Título: Titãs – Trio acústico EP 02

“Enquanto houver sol, ainda haverá”, canta Sergio Britto, sugerindo a palavra esperança para completar o verso do refrão da melodiosa balada de 2003 que Britto compôs para os Titãs no molde da canção Epitáfio, o hit que impulsionou o álbum lançado pela banda em 2001.

Enquanto houver sol abre o segundo EP do projeto Trio acústico, show sem eletricidade que os Titãs montaram em 2019 com roteiro retrospectivo, rebobinado em estúdio por Branco Mello (voz, baixo e violão), Sergio Britto (voz, piano e baixo) e Tony Bellotto (violão e guitarra acústica) para gerar álbum neste ano de 2020.

Disponibilizado na sexta-feira, 3 de julho, Trio acústico EP 02 apresenta mais oito músicas das 24 regravações feitas em estúdio e chega a mercado exatos três meses após a edição, em 3 de abril, do primeiro EP com registros de outras oito músicas do show Trio acústico.

Por mais que esse projeto seja a rigor um meio de sobrevivência para os Titãs na selva do mercado, a força do repertório da banda paulistana é inegável e o molde acústico ajuda eventualmente a iluminar melodias envolventes como a de Enquanto houver sol.

Despida da vestimenta new wave típica dos anos 80 com que foi apresentada na gravação original de 1984, a canção Toda cor (Marcelo Fromer e Ciro Pessoa) também é favorecida no formato acústico e ganha tom elegante com arranjo de violoncelo e violão.

Reggae do mesmo álbum, Titãs (1984), que apresentou a canção Toda cor, Go back (Sergio Britto a partir de poema de Torquato Neto) soa meramente curioso no EP por ser cantado em espanhol com citação do reggae Stir it up (Bob Marley, 1972).

Música-título do segundo álbum da banda, lançado em 1985, Televisão é sintonizada em frequência quase similar à do registro original e, por isso mesmo, perde peso no confronto com gravações anteriores, inclusive a feita pelo grupo no álbum Acústico MTV de 1997.

Desse mesmo disco acústico, responsável por revigorar os Titãs no mercado fonográfico após álbuns de menor receptividade popular, a canção Nem 5 minutos guardados (Sergio Britto e Marcelo Fromer, 1997) tem a arquitetura preservada pelo arranjo calcado no toque de piano, com violoncelos dando tom lírico à gravação sem cair em registro meloso.

Por fim, Bichos escrotos (Arnaldo Antunes, Nando Reis e Sergio Britto, 1986), Homem primata (Sergio Britto, Marcelo Fromer, Nando Reis e Ciro Pessoa, 1986) e Polícia (Tony Bellotto, 1986) – três músicas do furioso terceiro álbum dos Titãs, Cabeça dinossauro (1986) – têm plastificadas a aura punk original dessas composições, inadequadas para os tons plácidos de projetos acústicos.

Ouvir Homem primata em ritmo de ska pode soar curioso, mas apenas corrobora que – sendo a vida cruel e o capitalismo, selvagem – os Titãs sobrevivem na selva de pedra criando e recriando, mas também destruindo, tudo o que produziram desde os primórdios. Mas resta uma esperança, enquanto houver sol…



Fonte

Deixe uma resposta